Please reload

Posts recentes

A Amorosa Tarte Tatin

08.24.2016

1/8
Please reload

Posts em destaque

Um mito francês! A Baguette!

06/19/2016

A história tem duas versões diferentes, que poderiam explicar a origem da baguette

A primeira versão diz que o pão na forma de baguette apareceu na época de  Napoleão. Até então o pão era redondo para melhor conservação. A baguette teria sido inventada pelos padeiros de Napoleão para que o pão fosse mais facilmente transportado pelos soldados. Eles teriam que carregar a baguette  ao longo de suas pernas, dentro de bolsos.  
Outra teoria é que o pão na forma de  uma baguette teve sua origem, em Viena. O pão  vienense teria sido trazido para a França no século XIX, e a baguette, então, teria se popularizado na década de 1920 em Paris, porque a sua preparação requer menos tempo para amassar e cozer que o pão redondo. 
Seria o resultado de uma lei que proibia  o trabalho dos  padeiros  antes das 4 horas  da manhã!

No mundo inteiro, a baguette é um dos símbolos típicos da França e, particularmente, de Paris. Em pé de igualdade com o vinho, o queijo e a boina, a baguette ganhou fama apesar da imensa variedade de outros pães. A célebre foto de Willy Ronis do menino parisiense que corre levando debaixo do braço uma baguette maior do que ele tornou-se pôster e percorreu o mundo, como uma marca da Paris.
Hoje, mesmo que se ignora com precisão a sua origem, nós a encontramos por toda a parte: nos sanduíches, no café da manhã,  com queijo ou simplesmente como acompanhamento!

O Restaurant Suzanne Marie oferece toradinhas perfumadas de baguette com as

suas deliciosas sopas naturais.