Please reload

Posts recentes

A Amorosa Tarte Tatin

08.24.2016

1/8
Please reload

Posts em destaque

Histoire de Tourte

08/08/2017

A origem das “tourtes” remonta à Antiguidade. Já a época dos romanos é chamada de “Tortosa” “Tourtes”.

 


A literatura gastronômica ao longo dos séculos deixou muitas receitas.
Baptiste Platine de Crémone, no século XVI, em seu livro “Grand cuisinier”, publicado em 1586, já fornece uma visão geral das “tourtes”. Na época vestia-se vários tipos de carnes, de aves ou de peixes acompanhados por ervas aromáticas; bem como frutas, compotas, sementes e outras coberturas.
No século XVII, François Pierre chamado La Varenne dá nada menos que 17 receitas de “Tourtes” em seu livro le Pastissier françois publicado em 1652.
Na realidade, essas antigas Tourtes eram simplesmente tortas cobertas com uma crosta de massa; muito parecido com as de hoje. Elas eram ou doce (com recheio de creme, geleia, fruta) ou salgadas (recheado com carne, aves ou peixe) e as técnicas de elaboração eram muito semelhantes aos utilizados hoje.
O envelope é uma caixa redonda com tampa feita de massa podre ou folhada de acordo com as especialidades e as regiões. A Tourte é cozida no forro, assim o recheio é cozido à l'étouffée.
A receita salgada inclui carne que pode ser de porco, de vitela ou aves que também pode ser entremeada, defumada, confitada ou não. Ela é cortada em pedaços ou picada, e, em princípio, acompanhada com vegetais, alho, salsa e/ou batatas. Peixe também pode ser usado.
Na versão doce, O recheio o mais comum é feito com maçãs, mas qualquer fruto pode ser utilizado (groselhas, péras, pêssegos, etc.)

Nossas Tourtes respeitam os princípios das receitas clássicas para o maior prazer do paladar.

Please reload

Seguir